Montadora de carrocerias de ônibus deverá gerar 120 empregos diretos no município
Em uma entrevista coletiva, o Governo Municipal anunciou, na tarde de ontem (20.04), a instalação da Patriarca Ônibus e Carrocerias, empresa familiar uruguaia que atua há 10 anos no mercado na cidade. O ato que aconteceu no salão Oval da Prefeitura de Bagé, contou com representantes da imprensa local, o diretor o IFSUL, Idílio Victória e o Presidente da ACIBA, Valmor Coradini. O novo empreendimento deverá ser construído no Distrito Industrial no segundo semestre deste ano. A perspectiva é que a instalação seja concluída em 24 meses.
O prefeito Dudu Colombo lembrou que foram seis meses de negociações “O novo empreendimento representa um impacto positivo na economia do município e é fruto do grande esforço realizado pelo governo municipal para atrair investimentos para a região. O governo estadual têm trabalhado para fomento de produção através do financiamento público do governador Tarso Genro”, destacou.
Na ocasião, Dudu salientou que através do Plano do Desenvolvimento Econômico (PDE), foi projetada a necessidade de renovar e diversificar as matrizes produtivas para que Bagé dê um grande salto para o futuro. “É a dinamização da economia e surgimento de novas atividades na cidade”, comemorou.
Presente na coletiva, a secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Magda Flores, destacou que este é um momento de grande alegria para os bageenses por saber que a cidade foi escolhida para a instalação da empresa. “A ação é em prol do desenvolvimento econômico do município. Este é o início da produção do pólo metal mecânico. Sabemos da necessidade de novos e constantes investimentos no que já temos, mas também temos priorizado a diversificação da nossa matriz produtiva”, explicou.
Logo após, os representantes da montadora, Sebastian e Álvaro Quinteros, realizaram a apresentação do projeto. A empresa oferece carroceria de ônibus e implementos, minimicros, micros, midibuses e ônibus nas versões escolar, urbana, interurbana, interestadual, fretamento e rodoviário.
De acordo com Sebastian, a meta da produção anual será de 540 ônibus por ano. “A montadora irá gerar 120 empregos diretos e fora os indiretos. O projeto é para a implantação de uma moderna fábrica com produção de seis modelos para cobrir todos os segmentos do mercado. A indústria das carrocerias é ainda dentro do setor automotivo uma das que mais gera a maior parte dos processos em forma manual, ou seja, é um setor que precisa de um grande número de profissionais para trabalhar”, argumentou.
Sebastian também afirmou que os profissionais serão capacitados, podendo trabalhar futuramente em outras empresas. “Escolhemos Bagé por nos identificarmos e porque 100% dos fornecedores são do Brasil. A nova instalação terá 15 mil metros quadrados e a intenção é duplicar o número de funcionários e os modelos fabricados em três anos após funcionamento”, declarou.
Inicialmente o projeto prevê um investimento na ordem dos R$ 11 milhões de reais.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bagé
Foto: Cristiano Lameira