Noticias de Chui RS, Brasil


CHUI – ELETROSUL DOA VEÍCULO PARA PREFEITURA QUE IRÁ ATENDER A ÁREA SOCIAL DO MUNICÍPIO

hamilton lima, funcionarios municipais e integrantes da eletrosul 01Através do programa de doações de bens móveis, intitulado Programa Eletrosul de Doações, a prefeitura do Chuí recebeu um carro Fiat Palio Weekend – revisado. A entrega foi realizada na sede da Prefeitura Municipal, dia 28 de novembro.

Segundo a coordenadora da Assistencia Social, Sra. Nanci Bermudez, o veículo será utilizado para atender programas de assistência social e atendimento à comunidade.

A vice prefeita Marilene Bermudez de lima, comentou que este é mais um veiculo que chega para integrar a frota da prefeitura municipal e dar maior mobilidade para os funcionários da assistência Social

Marilene, e equipe da prefeitura, sec, geral e assistencia social    veiculo doado


CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE NO DIA MUNDIAL CONTRA A AIDS

aids1O Centro Municipal de saúde do Chuí, para marcar a data de 1° de dezembro –

Dia Internacional de mobilização contra a AIDS, realizou durante todo o dia a distribuição de preservativos e material educativo sobre a transmissão do vírus da Aids, Também foram entregues laços (fitas) vermelhas, símbolo da campanha internacional contra a a AIDS.

A ação deu-se na entrada e saída da cidade, em frente ao prédio da Receita Federal na BR 471.

“Combate ao Preconceito e ao Estigma”

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data ou a ser adotada a partir de 1988.

O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no País. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids. O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma referência para o mundo. Agora nós, brasileiros, precisamos encontrar uma forma de quebrarmos os preconceitos contra a doença e seus portadores e sermos mais solidários do que somos por natureza. Acabar com o preconceito e aumentar a prevenção devem se tornar hábitos diários de nossas vidas.

Transmissão:

– o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;

– relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;FOTO 01- MOBLIZAÇÃO CONTRA A AIDS

– compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;

– transfusão de sangue contaminado;

– instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;

– da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Fique sabendo:

A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.

Assessoria de Imprensa P.M.C- Fadel Ali

 

ENFERMEIRA ENTREGANDO PRESERVATIVOS - DIA DE COMBATE A AIDS


2º ENCUENTRO – TALLER: PROMOVIENDO EL EJERCICIO DE LAS BUENAS PRÁCTICAS Y LOS DERECHOS EN FRONTERA

mides-  marilene e indendente de Rocha- Artigas BarriosSe realizó los días 23 y 24 de noviembre en Barra del Chuy, el Segundo Encuentro – Taller: Promoviendo el Ejercicio de las Buenas Prácticas y los Derechos en Frontera, organizado por el MIDES. En su jornada de apertura, la actividad contó con la presencia del subsecretario del MIDES, Lauro Meléndez.

A través de la Unidad de Asuntos Internacionales y Cooperación, junto con la Dirección Nacional de Descentralización y Participación, el MIDES organizó este Encuentro – Taller. La actividad está enmarcada en el proyecto “Contribución al Fortalecimiento de la Agenda binacional: Brasil – Uruguay”.

1° DIA.

MIDES (Ministério do Desenvolvimento Social do Uruguai) promoveu em 23 de novembro de 2011, a inauguração da oficina binacional Chuy – Chui – Santa Vitoria do Palmar em sua sede no Departamento de Rocha, na cidade de Chuy Uruguay. Na oportunidade várias autoridades brasileiras e uruguaias falaram da importância do exercício dos Direitos de Fronteira tema do encontro.

2º DIA – UY

OFICINAS BINACIONAIS – MIDES –

O Segundo dia de oficinas binacionais 24/11/2011 ocorreu no (Camping Chuy) Barra del Chuy . Onde deu-se a apresentação das diversas delegações e autoridades sendo o Chui Brasil representado pela Vice-Prefeita, Marilene Bermudez de Lima.

FOTO 02- mARILENE E AUTORIDADES BINACIONAIS NA ABERTURA DO MIDES.


29 DE NOVEMBRO FOI COMEMORADO O “DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE A PALESTINA”

DIA DA SOLIDARIEDADE A PALESTINA- FADEL ALI, FAZENDO USO DA PALAVRA NA TRIBUNA POPULAR DA CAMARA DE VEREADORESDia 29 de novembro foi celebrado o “Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino”. Foram realizados eventos em vários estados e municípios brasileiros para marcar a data. As comemorações no Chui, foram de ordem interna, dentro da sede da sociedade árabe. Sendo que muitos membros da comunidade foram participar de uma grande manifestação na capital gaúcha.

No dia 28 de novembro, Fadel Ali – secretario da sociedade árabe do Chuí, esteve na câmara de vereadores usando a palavra na tribuna popular, onde contou um pouco da história da luta Palestina e o porque do dia de solidariedade a esse povo tão sofrido. Os vereadores em sua totalidade prometeram instituir por meio de lei o dia 29 de novembro, como data municipal de solidariedade ao povo palestino. Essa mesma lei municipal já existe em diversas cidades do Brasil.

O dia foi criado pela ONU em 1977. Os estados de São Paulo, Mato Grosso, Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia, além das cidades de Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), São Borja (RS), Santa Maria (RS), Quarai (RS), Acegua (RS), PelotasfOTO DESTAQUE -marilene em manifestação pro palestina (RS) e Marília (SP), já instituíram, por meio de lei, o Dia de Solidariedade. Proximamente Chuí, com o aval do prefeito e vereadores será a próxima cidade a instituir essa lei.

Histórico

Em 1977, a Assembleia Geral do ONU pediu que fossem celebrados todos os anos, no dia 29 de novembro (resolução 32/40 B), o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. Com efeito, foi nesse dia que, no ano de 1947, a Assembleia Geral aprovou a resolução sobre a divisão da Palestina [resolução 181 (II)].

A efetivação do Estado Palestino independente, com capital em Jerusalém, e o retorno dos refugiados (Resolução 194 da ONU) são questões cruciais à construção de uma paz verdadeira no Oriente Médio, que precisa ser justa e respeitada para ser duradoura.

Rateb Abdalah – Presidente

Fadel Ali – Secretario da sociedade árabe do Chuí

Fadel ALI , vereadores e membros da comunidade árabe


Autoridades municipais no ato de juramento à bandeira  01C e r i m ô n i a de j u r a m e n t o à Bandeira reuniu mais de 60 jovens de Chui e Santa Vitoria do Palmar

Em ato cívico e patriótico, mais de 40 jovens de Chuí e 20 de Santa Vitoria, participaram na manha do dia 29 de novembro, no Centro de Esportes RT, da cerimônia de juramento à bandeira.

O prefeito municipal do Chuí, fez a abertura oficial do evento, logo depois o cerimonial do evento foi apresentado através da brigada militar, onde se falou das atribuições que o jovem deve cumprir mesmo tendo sido dispensado do serviço militar.

Na solenidade, todos os jovens dispensados do SM se comprometeram em cumprir com as obrigações militares em caso de convocação de emergência. Alem de Ter efetuado o juramento à bandeira nacional receberam o certificado de dispensa de incorporação.

F.A – IMPRENSA CHUÍ

jovens no ato de dispensa militar


CHUÍ É SEDE DA REUNIÃO DA AZONASUL

Presidente da CNM esteve presente o evento

Hamilton entrega homenagem ao presidente da cnm, Paulo ZiulkolkiDia 21 de outubro, a cidade do Chuí sediou a reunião da Azonasul. O evento aconteceu no auditório do Bertelli Chuí Hotel, onde na oportunidade reuniram-se lideranças do executivo da região, membros da Azonasul. O prefeito do Chuí, Hamilton Lima, abriu a reunião saudando a todos os presentes, logo em seguida a presidente da entidade, Aline Torres de Freitas, prefeita de Santana da Boa Vista, adiantou a pauta da reunião, onde discutiu alguns posicionamentos da região no que diz respeito às políticas estaduais e federais vigentes. Todos os 23 municípios que fazem parte da Azonasul, se fizeram representar no evento, sendo que o ponto alto da reunião foi a palestra do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Roberto Ziulkoski, onde em seu pronunciamento pediu aos chefes do Executivo que pressionem seus parlamentares pela realização da votação sobre a apreciação do veto do ex-presidente Lula à divisão dos royalties do petróleo até o dia 8 de novembro e que os mesmos não apresentem novas propostas. Segundo Ziulkoski, no início do mês os líderes do Governo e Senado haviam acordado que o novo modelo de divisão dos royalties (compensação paga pelas petroleiras que exploram a matéria-prima) seria votado no Senado até o dia 19 de novembro, para que a Câmara apreciasse até o dia 25 do mês próximo.

Homenageado especial da Prefeitura Municipal do Chuí, e Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), como forma de reconhecimento ao trabalho em defesa dos interesses municipalistas, Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), apresentou panoramas políticos atualizados aos prefeitos que participaram da reunião no Chuí. No encontro, todas as autoridades presentes prestaram uma homenagem ao município do Chuí, sendo que a data da reunião antecedia o 16º aniversário do município.

Fadel Ali – Assessoria de Imprensa PMC.

Paulo Ziulkoski , palestrando para os prefeitos da azonasul, no chuí

prefeitos e autoridades presentes na reunião da azonasul, no Chuí

Deja un comentario